Newswise — LONDRES — A doença do refluxo gastroesofágico é um dos distúrbios digestivos mais comuns do mundo. Acontece quando o ácido do estômago sobre para o esôfago: o estômago é capaz de resistir ao ácido, mas o esôfago é menos resistente. O Dr. James East, gastroenterologista da Mayo Clinic Healthcare em Londres, diz que a doença do refluxo pode ser comum, mas pode haver complicações graves se for constante e não for tratada. 

A azia é o principal sintoma do refluxo, mas a doença vai muito além disso. 

“A doença do refluxo gastroesofágico acontece quando ocorre dano ácido e químico ao revestimento do esôfago”, diz o Dr. East. Algumas pessoas com refluxo podem sentir um caroço na garganta, ter dificuldade para engolir, dor no peito, tosse ou uma piora de sintomas que lembram a asma. 

“Complicações da doença do refluxo incluem esofagite, que é a inflamação na parte inferior do esôfago”, diz o Dr. East. “Se ela for persistente, você pode desenvolver úlceras e estenose”, ou seja, estreitamento do esôfago. 

Se ela for persistente, mas melhorar, o revestimento do esôfago pode mudar para uma forma mais resistente ao ácido, conhecido como esôfago de Barrett, ou seja, uma complicação bastante comum do refluxo, de acordo com o Dr. East.  

O esôfago de Barrett é uma condição na qual o revestimento do esôfago é danificado pelo ácido do refluxo, que faz com que o revestimento fique mais espesso e vermelho. Ao longo do tempo, a válvula entre o esôfago e o estômago pode começar a falhar, levando o esôfago a sofrer dano ácido e químico.  Em algumas pessoas, a doença do refluxo pode causar uma alteração nas células que revestem a parte inferior do esôfago, que leva ao esôfago de Barrett. 

Embora a azia frequente possa ser um sinal, muitas pessoas com esôfago de Barrett não apresentam nenhum sintoma. Ter esôfago de Barrett aumenta o risco de desenvolver câncer de esôfago. Embora o risco de câncer seja baixo, é importante que as pessoas com esôfago de Barrett façam checkups regulares para verificar as células pré-cancerosas.  

As pessoas com alto risco de ter esôfago de Barrett incluem:  

  • Homens brancos com idades acima de 50 anos. 
  • Pessoas com histórico familiar de esôfago de Barrett ou câncer de esôfago. 
  • Fumantes.  
  • Pessoas com gordura abdominal em excesso.  
  • Pacientes com refluxo há mais de cinco anos.  

“Se você tiver três desses fatores de risco, você deveria fazer uma endoscopia para verificação do esôfago de Barrett”, diz o Dr. East. Para verificar o esôfago de Barrett, um tubo com luz e uma câmera na extremidade, chamado endoscópio, é inserido na garganta para identificar sinais de alteração no tecido do esôfago. Geralmente, é realizada uma biópsia do tecido removido para confirmar o diagnóstico. 

O tratamento para o esôfago de Barrett depende da taxa de crescimento celular anormal no seu esôfago e na sua saúde geral. Os primeiros estágios do tratamento podem incluir mudanças no estilo de vida e medicamentos para ajudar a reduzir o refluxo ácido e, portanto, a exposição ao ácido do esôfago.  

O esôfago de Barrett afeta 10 a 15 por cento das pessoas com doença do refluxo, de acordo com o Dr. East. Um grupo muito menor enfrenta outro risco. 

“Aproximadamente 1 em 200 pacientes com esôfago de Barrett por anos desenvolverá adenocarcinoma do esôfago”, diz o Dr. East. “O estômago é feito para lidar com condições altamente ácidas, mas o esôfago não é feito para lidar com ácido. Portanto, quando o ácido sobe, esse refluxo danifica as células, substituindo-as por células mais resistentes ao ácido, o que leva ao esôfago de Barrett”.  

tratamentos inovadores para a doença do refluxo e medicamentos como os inibidores da bomba de prótons. Mas, primeiro, evite causadores como café, álcool e tabagismo.  

“Se você tiver doença do refluxo grave ou frequente, você deveria buscar atendimento médico”, diz o Dr. East. 

Para obter mais informações, acesse Mayo Clinic Healthcare e Rede de Notícias da Mayo Clinic 

###  

Sobre a Mayo Clinic Healthcare  

A Mayo Clinic Healthcare, localizada em Londres, é uma subsidiária integral da Mayo Clinic, um centro médico acadêmico sem fins lucrativos. A Mayo Clinic dos Estados Unidos ocupa a 1ª posição de acordo com a U.S. News & World Report. Isso tem um motivo: a qualidade do atendimento. A Mayo Clinic Healthcare é a porta de entrada do Reino Unido para essa incomparável experiência. Acesse Mayo Clinic Healthcare para obter mais informações.  

Sobre a Mayo Clinic  

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Acesse a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.