A pandemia da COVID-19 tornou mais difícil para algumas pessoas praticarem seus exercícios diários. O comportamento sedentário, incluindo ficar sentado por longos períodos, pode contribuir para efeitos adversos à saúde, incluindo algo conhecido como “doença de ficar sentado.”

Nesta edição da série de vídeos Mayo Clinic Minute, Dani P. Johnson, fisioterapeuta de bem-estar do Programa de Vida Saudável da Mayo Clinic, demonstra como integrar mais movimento em sua vida diária.

Seja trabalhando em um escritório ou em casa, Johnson sugere fazer pausas a cada 30 a 45 minutos ao longo do dia para realizar alguns alongamentos simples.

“Nossos corpos podem ficar rígidos. Você sabe, sempre estamos um pouco curvados quando estamos em nossas mesas e trabalhando, então realmente queremos expandir nosso tórax”, diz Johnson.

“Uma maneira simples de fazer isso é girando os ombros, apenas movimentando os ombros para trás e para baixo.”

“Outra atividade realmente excelente que você pode fazer é ir até uma parede, colocar as costas das mãos nela e simplesmente deslizar as mãos para cima e para baixo de forma bem lenta”, diz Johnson.

Não se preocupe se você não tiver acesso a equipamentos de academia. Johnson diz que sua mesa pode ser uma ótima ferramenta de exercícios.

“Basta colocar as mãos sobre a mesa e esticar-se para mover as nádegas para trás, trazendo os braços para a frente”, diz Johnson.

Quer você tente esses alongamentos ou faça uma pausa para caminhar, todos os movimentos são importantes.

###

Jornalistas: o vídeo com qualidade de transmissão em inglês está disponível aqui. Lembrem-se de incluir: Cortesia da “Rede de Notícias da Mayo Clinic”. Informações sobre os serviços internacionais da Mayo Clinic estão disponíveis aqui.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.