Newswise — O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens em todo o mundo. É importante que eles façam exames para detectar a doença precocemente. Um estudo recente mostra que a adição de exercícios e atividades físicas à terapia pode ajudar a melhorar os resultados.

Exercícios físicos trazem benefícios à saúde e isso também se aplica a homens com câncer de próstata.

“O que descobrimos é que o exercício físico e a saúde geral podem realmente ter um efeito não apenas sobre a biologia do tumor, mas também sobre como alguns dos tratamentos funcionam nessa biologia”, diz o Dr. Mitchell Humphreys, urologista da Mayo Clinic.

Essa descoberta faz parte de uma nova especialidade chamada “oncologia fisiológica” ou “oncologia do exercício”.

“O objetivo é maximizar o desempenho do ponto de vista cardiovascular, o que significa que quanto mais saudável for o corpo, melhor ele lidará com o câncer, antes do tratamento, durante o tratamento e até mesmo após o tratamento”, disse o Dr. Humphreys.

Mas, antes que os homens com câncer de próstata comecem a se exercitar e melhorar o condicionamento físico geral, é importante conversar com um profissional de saúde.

“Não se trata apenas de exercícios individuais específicos. Muitos desses programas devem ser desenvolvidos para a pessoa. É necessário considerar cuidadosamente como os exercícios físicos são realizados e como os pacientes os utilizam”, diz o Dr. Humphreys.

E a detecção precoce do câncer de próstata é fundamental. Homens na casa dos 40 anos devem começar a fazer exames.

“O diagnóstico precoce leva a melhores tratamentos, melhor prognóstico e à cura”, diz ele.

###

Jornalistas: o vídeo com qualidade de transmissão em inglês está disponível aqui. Lembrem-se de incluir: Cortesia da “Rede de Notícias da Mayo Clinic”. Informações sobre os serviços internacionais da Mayo Clinic estão disponíveis aqui.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.

Contato de mídia:

Joe Dangor, Relações Institucionais da Mayo Clinic, [email protected]