Newswise — ROCHESTER, Minnesota, e MENLO PARK, Califórnia — a Mayo Clinic anunciou na terça-feira, 12 de outubro, um acordo que lhe permitirá oferecer sequenciamento genômico oncológico abrangente de uso clínico para os pacientes portadores da doença que decidirem participar. Os resultados dos exames estarão disponíveis para os pacientes e os serviços de assistência médica para orientar as decisões terapêuticas, promover o avanço da pesquisa sobre o câncer e apoiar o desenvolvimento de novos exames diagnósticos e terapias para o tratamento da doença.

O Centro de Câncer da Mayo Clinic, o Departamento de Medicina Laboratorial e Patologia da Mayo Clinic e o Centro de Medicina Individualizada da Mayo Clinic estão colaborando com a Personalis Inc. (Nasdaq: PSNL), uma empresa de genômica oncológica cujo exame genômico abrangente de uso clínico inclui o sequenciamento de todo o genoma codificante por meio do sequenciamento de todo o exoma e transcriptoma. O exame, disponível para pacientes dos EUA e internacionais nos campi da Mayo nos EUA, fornecerá um relatório clínico para cada paciente e dados agregados abrangentes que a Mayo Clinic e a Personalis utilizarão para melhor desenvolver essa abordagem de diagnóstico abrangente.

“A nossa meta com este relacionamento é garantir aos pacientes portadores de câncer de todo o mundo o acesso ao exame genômico mais abrangente na Mayo Clinic”, afirma o Dr. William Morice II, Ph.D., diretor do Departamento de Medicina Laboratorial e Patologia da Mayo Clinic. “Estamos comprometidos em disponibilizar esse exame para diversas populações de pacientes que ainda não tiveram acesso a esse tipo de exame.”

“Temos a convicção de que a utilização de dados agregados e anônimos de sequenciamento genômico melhorará tanto o atendimento quanto o acesso dos pacientes ao atendimento”, afirma o Dr. Konstantinos Lazaridis, diretor médico do Centro de Medicina Individualizada da Mayo Clinic. O Dr. Lazaridis afirma que o consórcio possibilitará a oferta de um benefício clínico para o tratamento de pacientes individuais, bem como a capacidade de contribuir com dados agregados capazes de levar ao desenvolvimento de novos e melhores tratamentos e sistemas que beneficiarão todos os pacientes.

“O desenvolvimento de planos de tratamento individualizados para cada paciente de acordo com o espectro único de mutações promotoras de câncer é fundamental para nossa missão de oferecer o mais avançado tratamento para a doença”, afirma a Dra. Cheryl Willman, diretora executiva dos Programas de Câncer da Mayo Clinic e diretora do Centro de Câncer da Mayo Clinic. “Conforme o Projeto Genoma do Câncer Humano avança em direção a populações mais diversas e pouco estudadas, é particularmente importante utilizar métodos de sequenciamento abrangentes para desvendar todas as mutações possíveis.”

A Dra. Willman afirma que as colaborações com outros grupos, como a Personalis, proporcionam acesso pelos profissionais de saúde a dados moleculares que podem oferecer novas perspectivas em relação às causas de certos cânceres, além de poder ajudar os pesquisadores a desenvolver tratamentos mais efetivos e personalizados. “A nossa meta é desenvolver nossa capacidade de ‘prevenção de precisão’, a qual nos ajudará a detectar e tratar mais cedo os cânceres em todas as populações”, afirma a Dra. Willman.

“Estamos honrados em trabalhar com a Mayo Clinic para ampliar o acesso a exames avançados de câncer”, afirma o Dr. Richard Chen, diretor médico da Personalis. “Os rápidos avanços em nosso entendimento do câncer e o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento da doença estão criando a necessidade de mais plataformas abrangentes de exame.”

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.

Sobre o Centro de Câncer da Mayo Clinic

Designado como um centro de câncer abrangente pelo National Cancer Institute, o Centro de Câncer da Mayo Clinic está definindo novos limites de possibilidades, focando em assistência centrada no paciente, desenvolvimento de novos tratamentos, treinamento das futuras gerações de especialistas em câncer e em trazer a pesquisa do câncer para as comunidades. No Centro de Câncer da Mayo Clinic, uma cultura de inovação e colaboração está impulsionando avanços importantes em pesquisa, que estão mudando as abordagens à prevenção, triagem e tratamento do câncer, além de melhorar a vida dos sobreviventes.

Sobre a Personalis Inc.

A Personalis Inc. é líder em genômica oncológica avançada para viabilizar a próxima geração de terapias e diagnósticos oncológicos de precisão. A NeXT Platform da Personalis foi concebida para se adaptar ao complexo e crescente entendimento sobre o câncer, oferecendo a seus clientes biofarmacêuticos e clínicos informações sobre todos os cerca de 20.000 genes humanos, juntamente com o sistema imunológico, a partir de uma única amostra de tecido. No sequenciamento populacional, a Personalis mantém uma das maiores operações de sequenciamento do mundo e é atualmente a única fornecedora de sequenciamento do Million Veteran Program do Veteran Affairs. Para permitir o sequenciamento oncológico e da população, o Laboratório Clínico da Personalis foi construído com foco em precisão clínica, qualidade, big data, escala e eficiência. O laboratório está alinhado com o GxP, além de ser certificado pelas Reformas de Melhoramento de Laboratórios Clínicos de 1988 e credenciado pelo College of American Pathologists. Para mais informações, visite o site da Personalis e siga no Twitter.

Projeções futuras

Todas as declarações neste comunicado de imprensa que não são históricas são “projeções futuras” dentro do significado da legislação de valores mobiliários dos EUA, incluindo as declarações relativas aos atributos ou vantagens da NeXT Platform da Personalis ou o exame, os benefícios esperados da colaboração da empresa com a Mayo Clinic, a adoção esperada dos exames da Personalis na Mayo Clinic, as oportunidades de negócios, liderança, planos, visão, crescimento ou expansão da empresa ou quaisquer eventos futuros. Essas projeções futuras envolvem riscos e incertezas, inclusive aqueles relacionados com a pandemia de Covid-19, os quais poderiam fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados antecipados ou expectativas expressas ou implícitas por tais projeções. Os fatores que poderiam afetar materialmente os resultados reais podem ser encontrados nos arquivos da Personalis na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, inclusive os relatórios mais recentes da empresa nos formulários 8-K, 10-K e 10-Q, e incluem os que estão listados sob o título “Fatores de Risco”. A Personalis se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas projeções futuras.

Contatos de mídia: