SCOTTSDALE, Arizona - Sem hormônios? Sem problema.

É assim que a Dra. Jewel Kling da Divisão de Saúde da Mulher da Mayo Clinic vê o tratamento de mulheres que estão tendo sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Existem muitas terapias não hormonais desde técnicas de mente-corpo até meditação que podem trazer um alívio com poucos ou nenhum efeito colateral.

"Nós algumas vezes ouvimos a pergunta 'Eu realmente preciso tratar as ondas de calor e suores noturnos?', e a resposta, por muitos motivos, é 'Sim,'" diz a Dra. Kling. "Além das questões de qualidade de vida, há impactos na produtividade — tempo perdido no trabalho e em casa."

A Dra. Kling diz que a questão principal é levar os sintomas a sério e achar tratamentos que beneficiem e que sejam aceitáveis para a paciente. Esses sintomas estão afetando significativamente a vida das mulheres. Também há riscos subjacentes ou problemas relacionados à saúde, ela diz.

"Quanto mais estudamos as ondas de calor, mais vemos que é possível que elas podem representar um risco subjacente de doença cardiovascular ou até mesmo câncer de mama. Por muitas razões, seria benéfico para nós abordarmos esses sintomas da menopausa," diz a Dra. Kling.

A terapia de hormônio para menopausa tem sido usada para aliviar os sintomas da menopausa, apesar de geralmente não ser uma opção para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, outro cânceres mediados com hormônio ou problemas de coágulos sanguíneos. Outras pacientes simplesmente desejam evitar a terapia hormonal.

Existem muitas outras opções que comprovadamente proporcionam o alívio.

Mudança no estilo de vida

Existem algumas evidências que perda de peso pode ajudar a reduzir as ondas de calor e os suores noturnos.

"Estamos descobrindo que o aumento da gordura corporal durante a menopausa está associado com sintomas subsequentes da menopausa, e reduções no peso e nas ondas de calor estão correlacionados", a Dra. Kling diz.

Em sua prática, ela descobriu que a redução de ondas de calor pode ser uma grande motivação para que as pacientes percam peso.

"É algo maravilhoso, se você puder falar com a paciente sobre como perder peso pode reduzir esses sintomas," ela diz. "Na meia-idade, o risco de doenças crônicas, incluindo doença cardiovascular e demência, começa a aumentar, então trabalhar nas questões relacionadas ao peso e outros hábitos saudáveis, como começar uma dieta saudável, é um ganho completo."

Medicações

Entre as medicações, uma dose baixa de paroxetina tem mostrado benefícios para algumas mulheres. A paroxetina é a única medicação aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos que é expressamente usada para sintomas como os das ondas de calor. Em doses baixas, não parece causar ganho de peso ou ter efeitos sexuais adversos.

Em alguns casos, antidepressivos como inibidores seletivos de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina podem ser indicados, embora o médico e a paciente tenham que pesar os benefícios e os riscos. Por exemplo, o antidepressivo venlafaxina pode ser indicado para uma paciente que foi tratada para câncer de mama e está fazendo uso de tamoxifeno, que está fortemente associado com ondas de calor, especialmente em mulheres em pré-menopausa, embora outras opções também possam ajudar.

Medicina complementar

Técnicas mente-corpo incluem terapia cognitivo-comportamental e hipnose clínica, ambas dependendo de orientação especializada para terem sucesso, a Dra. Kling diz. Algumas pacientes acharam alívio através de técnicas de redução de estresse baseada no mindfullness, como acupuntura, yoga e meditação.

"Existem muitas maneiras de ajudar as mulheres a lidarem com o desconforto e com a diminuição de qualidade de vida associada com a menopausa," diz a Dra. Kling. "As mulheres não precisam simplesmente aguentar. Elas podem ter ajuda."

###

Sobre a Mayo Clinic 
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo cuidados especializados e abrangentes a todos que precisam de cura. Saiba mais sobre a Mayo ClinicVisite a rede de notícias da Mayo Clinic

Contato de mídia:
Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, E-mail:
[email protected]