ROCHESTER, Minnesota — Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se manter ativo e desfrutar do ar livre. Quer seja um ciclista recreativo ou diário, é importante proteger as suas mãos e pulsos. O Dr. Sanj Kakar, cirurgião ortopédico na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, especializado em mãos e pulsos, compartilha dicas práticas para evitar lesões durante o ciclismo.
Se você é um profissional ou anda de bicicleta para se divertir, há lesões comuns que todos os ciclistas podem vivenciar.
"A primeira é uma lesão traumática caso se caia de uma bicicleta", diz o Dr. Kakar.
As rupturas mais comuns de uma lesão traumática incluem fraturas no pulso.
"Também temos lesões do tipo de uso excessivo. Por exemplo, vemos pacientes que ficam pressionando os freios por muito tempo, apertando-os com força, pressionando a palma da mão, e, às vezes, suas mãos adormecem — conhecidas como dormências e formigamentos", explica o Dr. Kakar.
Ele afirma que isso pode ser a síndrome do túnel do carpo, uma condição que você não irá querer ignorar.
"Se você estiver sentindo dormência e formigamento nos dedos, é algo que eu não ignoraria, pois caso você tenha a síndrome do túnel do carpo, nós iremos nos preocupar", alerta o Dr. Kakar.
A dormência e o formigamento podem tornar-se permanentes e resultar na perda de força muscular.
"Existem medidas preventivas simples que você pode adotar", diz o Dr. Kakar. "Ter manoplas mais grossas pode ajudá-lo a não apertar a palma da mão com tanta força. As luvas de bicicleta também ajudam e às vezes colocam o pulso em uma posição melhor ao invés de pressionar a palma da mão."
Você nem sempre pode evitar um acidente, mas pode tornar seu passeio mais seguro sempre utilizando um capacete.
###
Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, experiência e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para maiores informações sobre a Mayo Clinic.