ROCHESTER, Minnesota — As cirurgias de artroplastia total de quadril e joelho estão entre os procedimentos mais comuns realizados nos EUA, com uma estimativa de um milhão de procedimentos realizados a cada ano. A demanda por essas cirurgias também cresceu em todo o mundo.

Segundo o Matthew Abdel, M.D., cirurgião ortopedista da Mayo Clinic especialista em artroplastia de quadril e joelho os pacientes podem fazer mudanças no estilo de vida antes da cirurgia para aumentar as chances de sucesso. Entretanto, eles também devem estar cientes que algumas outras práticas antes da cirurgia não trarão melhores resultados ou ainda são  inconclusivas.

Estimular a educação, manter um peso saudável, promover uma boa nutrição e fazer exercícios físicos podem ajudar a reduzir a obesidade, diz o Dr. Abdel. Isso é importante, visto que a obesidade pode levar a maiores riscos de complicações após a cirurgia.

O Dr. Abdel  afirma que se você vai passar por uma artroplastia, você pode melhorar os resultados cirúrgicos fazendo as seguintes mudanças no estilo de vida:

  • Perca peso com segurança antes da cirurgia, por meio de dietas e exercícios físicos. O índice de massa corporal alvo é menor que 40 kg/m2 (quilogramas por metro quadrado). Entretanto, quanto mais próximo você estiver de 25 a 30 kg/m2, melhor. Mesmo uma perda de peso de 9 kg, de forma completamente segura antes da cirurgia melhora os resultados.
  • Pare de usar todos os produtos com nicotina, incluindo fumar cigarros e charutos e mascar tabaco, pelo menos seis semanas antes de fazer a cirurgia. Após a cirurgia, não use produtos com nicotina.
  • Pare de usar analgésicos narcóticos pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
  • Se você tiver diabetes, certifique-se de que ela esteja sob controle. O controle adequado é definido como nível de HgA1C menor que 7,5 antes da cirurgia. Faça também um controle glicêmico detalhado nos momentos próximos à cirurgia.

Entretanto, algumas outras mudanças no estilo de vida não ajudam a melhorar o resultado de artroplastias de quadril e joelho, diz o Dr. Abdel. Isso inclui tomar vitaminas e suplementos fitoterápicos, usar cremes cicatrizantes e dispositivos de estimulação elétrica.

Ainda não se sabe se práticas como fisioterapia antes da artroplastia de quadril e joelho, fisioterapia pós-operatória para artroplastias totais de joelho, e cuidados com o quadril após a artroplastia total de quadril melhoram os resultados do paciente após a cirurgia.

O número de pacientes acima do peso ou obesos está aumentando no mundo todo. Alguns pacientes perdem peso antes da artroplastia. Entretanto, o Dr. Abdel e seus colegas pesquisadores demonstraram recentemente que os pacientes que fizeram cirurgia bariátrica antes da artroplastia de quadril ou de joelho continuaram a ter complicações significativas após o procedimento.

Os pesquisadores analisaram os resultados de artroplastias de quadril e de joelho em pessoas que fizeram cirurgia de perda de peso antes da cirurgia de artroplastia. Tais pacientes tiveram mais complicações do que os pacientes que só fizeram a artroplastia, independentemente de eles terem índices de massa corporal altos ou baixos. As complicações, que incluem infecção e instabilidade, afetaram o sucesso dos procedimentos.

“Nós achamos que isso pode estar relacionado com o sistema subjacente dos pacientes bariátricos, como o microbioma intestinal e a variação genética subjacente do hospedeiro”, diz o Dr. Abdel. “Apesar de terem perdido peso, o estado dos tecidos moles e do colágeno subjacente ainda era o mesmo de sua natureza original. ”

O Dr. Abdel e seus colegas continuam a pesquisar e a estudar os tecidos dos pacientes a partir do momento da cirurgia. Eles esperam identificar diferenças no tecido nos níveis molecular, histológico e/ou celular.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.