Newswise — PHOENIX, Arizona — A doença arterial coronariana é uma forma comum de doença cardíaca em todo o mundo.

Dr. Regis Fernandescardiologista da Mayo Clinic, explica os sinais e como reduzir o risco da doença arterial coronariana.

Quando há acúmulo de colesterol nas artérias que levam o sangue ao coração (endurecendo e estreitando o caminho), isso é conhecido como doença arterial coronariana. O sintoma mais comum é o desconforto no tórax.

“Ele pode durar alguns ou vários minutos”, diz o Dr. Fernandes. “Os pacientes descrevem esse desconforto como uma pressão.”

Pessoas com doença arterial coronariana também podem sentir cansaço e falta de ar.

O desconforto crônico provocado pela diminuição do fluxo sanguíneo é chamado de angina e normalmente acontece quando as pessoas fazem muito esforço. Se a dor aparecer pela primeira vez ou piorar, procure assistência médica imediatamente. Com o tempo, a doença arterial coronariana pode enfraquecer o músculo do coração e levar à insuficiência cardíaca.

Como você pode reduzir o risco de doença arterial coronariana?

“Alimentando-se corretamente, praticando exercícios físicos e tendo hábitos de vida saudáveis”, diz o Dr. Fernandes.

Os hábitos de vida saudáveis incluem evitar o tabagismo e o consumo de álcool em excesso, evitar alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans, sal e açúcar, manter um peso saudável e buscar ter uma quantidade saudável de horas de sono, o que significa nem muito pouco sono nem muito.

genética também pode ser um fator de risco para a doença arterial coronariana.

“É importante saber seus níveis de colesterol, principalmente as pessoas que têm um grande histórico familiar de doenças cardíacas”, diz o Dr. Fernandes. “Isso porque, mesmo que elas sejam saudáveis e pratiquem exercícios físicos, o risco pode ser genético.”

Para obter mais informações, visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic.

Jornalistas: o Dr. Fernandes está disponível para entrevistas em espanhol, português e inglês.

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.