Newswise — ROCHESTER, Minnesota — A depressão clínica é um transtorno de humor que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Entretanto, os sinais e os sintomas não são os mesmos para todas as pessoas. A Dra. Marcie Billings, M.D., pediatra do Centro Pediátrico da Mayo Clinic, diz que há algumas diferenças entre a depressão em adultos e a depressão em adolescentes.  Esse é um problema de saúde mental que pode ser tratado, mas para isso ele necessita  ser diagnosticado primeiro de maneira correta.

Tenha 13 ou 30 anos, qualquer pessoa pode ser afetada pela depressão.

“É um diagnóstico muito real e difere  em adultos e em crianças”, diz a Dra. Billings, chefe da pediatria comunitária.

Um sintoma típico em um adulto pode incluir o humor deprimido clássico.

“Em uma criança ou adolescente, você pode ver mais irritabilidade, comportamento mal-humorado e  isolamento”, diz a Dra. Billings.

O desafio é que esse também pode ser um comportamento típico adolescente. A alteração do comportamento normal é o que pode ser preocupante, diz a Dra. Billings.

“Eles antes costumavam querer ficar com os amigos e agora não querem mais. O desempenho na escola começa a cair . Eles têm dificuldades para fazer o que normalmente faziam todos os dias. Eles ficam  cansados o tempo todo. Eles podem ter problemas para dormir. Eles podem ter problemas para comer”, ela diz.

A perda de peso é um sinal de depressão comum em adultos.

“Em crianças, é possível perceber que eles não estão ganhando peso de maneira apropriada”, diz a Dra. Billings. Ou podem estar ganhando peso em excesso.

A boa notícia é que há opções de tratamento para os adultos e para os adolescentes. Um bom jeito de começar é conversar com o seu profissional de saúde primária.

“Podemos tratar a depressão adolescente muito bem”, diz a Dra. Billings.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.