Newswise — ROCHESTER, Minn.Há mais de 100 variedades de papilomavírus humano (HPV), uma infecção viral que, normalmente causa verrugas. Porém, alguns tipos de HPV podem causar câncer no colo do útero, ânus, pênis, vagina, vulva e garganta. 

Essas infecções muitas vezes são transmitidas sexualmente ou por outro tipo de contato com a pele. As vacinas podem ajudar a proteger contra as cepas de HPV com maior chance de causar verrugas genitais ou câncer. 

A Dra. Nipunie Rajapakse, médica pediatra especializada em doenças infecciosas da Mayo Clinic, diz que se você tem filhos na pré-adolescência, certifique-se de eles sejam vacinados contra o HPV agora. Isso pode evitar eles tenham câncer no futuro. 

Estar em um consultório de um profissional de saúde pode ser assustador para qualquer um, principalmente uma criança esperando para ser vacinada. Mas isso não é tão assustador quanto o HPV. 

“O que é assustador sobre esse vírus é que ele também pode causar câncer”, diz a Dra. Rajapakse. 

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum. Cerca de 85 por cento de todas as pessoas serão infectadas em algum momento da vida. 

A vacina é recomendada para meninos e meninas de 11 e 12 anos. E pode ser aplicada em uma consulta de puericultura. 

“As crianças devem ser vacinadas antes de serem expostas ao vírus. Uma vez que a pessoa já tenha sido infectada pelo vírus, a vacina não é mais eficaz na prevenção da infecção por essa cepa.” 

A Dra. Rajapakse diz que a vacina pode ser aplicada em pessoas a partir de 9 até 45 anos. 

“Essa é uma vacina realmente eficaz e segura, que é especial por ser uma vacina que previne o câncer.” 

### 

Sobre a Mayo Clinic 

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.