Newswise — JACKSONVILLE, Flórida — Um novo estudo feito por pesquisadores da Mayo Clinic pode ter grandes implicações para o tratamento de pacientes com doença benigna da tireoide e hipotiroidismo recém-tratado.

O estudo, que será publicado na Mayo Clinic Proceedings em julho, analisou se os tratamentos com levotiroxina genérica e de marca afetavam a hospitalização decorrente de eventos cardiovasculares em pacientes com risco maior de doença coronariana e insuficiência cardíaca. A levotiroxina é o medicamento mais receitado nos EUA, com mais de 23 milhões de receitas emitidas por ano.

A análise retrospectiva, usando dados desidentificados de sinistros obtidos de um grande plano de saúde privado dos EUA, descobriu que as taxas de evento cardiovascular eram similares entre os tratamentos com levotiroxina genérica e de marca, com custos farmacêuticos menores no caso do medicamento genérico. Os achados, se confirmados por pesquisas sobre as taxas de evento a longo prazo, sugerem que tanto a levotiroxina genérica quanto a de marca podem ser usadas para tratar o hipotiroidismo decorrente de doenças benignas da tireoide. O custo médio do medicamento genérico para 30 dias era cerca de metade do custo do medicamento de marca para os pacientes e as seguradoras.

"Mais de 90% das receitas para tireoide incluem a levotiroxina, havendo uma divergência em relação à equivalência das preparações da levotiroxina genérica em contraste com a de marca", disse o médico Robert Smallridge, endocrinologista da Mayo Clinic e principal investigador do estudo. "Esses achados sugerem que os tratamentos com levotiroxina genérica e de marca são similares em relação ao risco de eventos cardiovasculares."

O Dr. Smallridge disse que os achados precisam de confirmação com acompanhamento a longo prazo e um estudo dos subconjuntos de pacientes, como aqueles que têm histórico de câncer de tireoide, que recebem doses maiores de levotiroxina com frequência.

O hipotiroidismo, ou hipoatividade da glândula tireoide, afeta a função de vários órgãos do corpo, elevando os níveis de colesterol no sangue e aumentando o risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e derrame. A levotiroxina é usada para reduzir o colesterol elevado e reverter os sintomas do hipotiroidismo. As marcas de levotiroxina nos EUA incluem Levothroid, Levoxyl, Synthroid, Tirosint e Unithroid.

A análise foi atípica, pois utilizou informações de um banco de dados administrativo de sinistros fornecido pela OptumLabs Data Warehouse. A OptumLabs foi cofundada pela Optum Inc. e pela Mayo Clinic em 2012. Esse depósito de dados contém dados administrativos desidentificados de sinistros, bem como dados desidentificados de registros eletrônicos de saúde obtidos de uma rede nacional de grupos de provedores.

O estudo analisou registros de 87.902 pacientes acompanhados por um período médio de um ano, com foco na hospitalização decorrente de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial ou derrames. A análise não encontrou nenhuma diferença nas taxas de evento relativas aos quatro tipos de evento cardiovascular.

O Dr. Smallridge é o Professor de Pesquisa Oncológica Alfred D. e Audrey M. Petersen e diretor-adjunto do Mayo Clinic Cancer Center em Jacksonville. O estudo foi financiado pelo Robert D. and Patricia E. Kern Center for the Science of Health Care Delivery da Mayo Clinic, com uma doação adicional de Alfred D. e Audrey M. Petersen.

###

Sobre a Mayo Clinic Proceedings
A Mayo Clinic Proceedings é uma revista médica mensal, revisada por especialistas, que publica artigos originais e análises relacionadas a medicina laboratorial e clínica, pesquisa clínica, pesquisa científica básica e epidemiologia clínica. A Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research como parte de seu compromisso com a educação médica. Ela publica matérias enviadas por autores do mundo inteiro. A revista têm sido publicada por mais de 80 anos e tem uma circulação de 130.000. Visite o site da Mayo Clinic Proceedings para consultar artigos.

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos para a prática clínica, educação e pesquisa, que fornece tratamento abrangente e especializado para todos que precisam de cura. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic.

Contato de mídia:
Sharon Theimer, Relações Públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, e-mail:
[email protected]

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details
CITATIONS

Mayo Clinic Proceedings