Newswise — DALLAS, Texas — Uma mastectomia menos invasiva que deixa a superfície da mama intacta se tornou uma opção mais segura para pacientes, incluindo aquelas em que o câncer de mama espalhou para os ganglios linfáticos próximos ou aquelas que têm fatores de risco para complicação cirúrgicas, mostra o estudo da Mayo Clinic. No procedimento, conhecido como mastectomia poupadora do mamilo, os cirurgiões removem o tecido da mama, deixando a pele, o mamilo e a auréola, e imediatamente reconstroem as mamas. Essas descobertas estão sendo apresentadas no encontro anual da Sociedade Americana de Cirurgiões de Mama.

Os pesquisadores avaliaram os resultados da mastectomia poupadora do mamilo em 769 mulheres que passaram pelo procedimento entre 2009 e 2017. No total, a cirurgia foi feita em 1.301 mamas durante o período do estudo.

Complicações em até 30 dias após a cirurgia diminuiu de 14,8% em 2009 para 6,3% em 2017, apesar de o procedimento ter sido oferecido para mais mulheres, incluindo aquelas em que o câncer estava localmente avançado ou que tiveram complicações cirúrgicas devido a fatores de risco como obesidade ou cirurgia anterior, indicou o estudo.

Na marca de um ano após a cirurgia, a reconstrução foi considerada um sucesso em aproximadamente 97% dos casos.

"Oferecer uma estética melhor como resultado dessas cirurgias para mulheres que tiveram um diagnóstico devastador é extremamente recompensador," diz Tina Hieken, M.D., uma cirurgiã de mama na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, e autora sênior do estudo. "Hoje, pacientes de câncer de mama que não são oferecidos os procedimentos poupadores de mamilos devem perguntar ao seus cirurgiões o porquê. Como esse estudo mostra, essas cirurgias são comprovativos de segurança para uma base ampla de pacientes."

O estudo descobriu que tabagismo ou radiação, recente ou atual, antes da cirurgia aumentou significativamente a taxa de complicações cirúrgicas; radiação antes ou depois da cirurgia foi associada com falha na reconstrução mamária.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, a formação e a pesquisa, que presta cuidados especializados e abrangentes a todos que buscam a cura. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a página Mayo Clinic News Network.

Contato de imprensa:
Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005[email protected]

 

Meeting Link: Sociedade Americana de Cirurgiões de Mama