Newswise — ROCHESTER, Minnesota. — A boa notícia é que o esgotamento médico parece que está melhorando, junto com os indicadores de bem-estar médico. Porém, os médicos continuam com alto risco de esgotamento, depressão e despersonalização, em comparação com outros profissionais. Essas são as novas descobertas dos pesquisadores e seus colaboradores da Mayo Clinic que foram publicadas na Mayo Clinic Proceedings.

“É uma boa notícia. Isso demonstra que o esgotamento está sendo tratado ao nível nacional e os programas estão tendo algum impacto”, diz Lotte Dyrbye, M.D., pesquisadora da Mayo Clinic e autora sênior do artigo. “É evidente que são necessárias mais mudanças organizacionais e mais pesquisas para manter essa trajetória”.

Os pesquisadores da Mayo Clinic, da Associação médica americana e da Stanford University colaboraram na entrevista nacional de médicos de mais de 20 especialidades para avaliar qualquer mudança entre o estudo prévio em 2014 e a entrevista original em 2011. Enquanto o esgotamento varia de acordo com o especialista, os níveis reportados de esgotamento e satisfação com a integração entre o trabalho e a vida pessoal melhoraram entre 2014 e 2017, mas apenas até os níveis de 2011. Os pesquisadores afirmam que os esforços individuais e organizativos têm melhorado a situação, porém é preciso fazer mais trabalho.

O esgotamento abrange muitos aspectos, mas inclui as áreas de exaustão emocional, despersonalização, desconforto e depressão. Os casos extremos de esgotamento podem levar a erros médicos que afetam os pacientes, perda do emprego, e suicídio. Os indivíduos que responderam à entrevista dizem que as exigências de atualizar os prontuários eletrônicos é um fator principal de esgotamento. Essas exigências limitam o tempo que os médicos podem ter com seus pacientes, e isso afeta a satisfação profissional.

Mais de 30.000 médicos foram convidados a participar da entrevista eletrônica. Aproximadamente, 17 por cento (5.197) respondeu, e uma segunda tentativa de atingir mais indivíduos que não responderam atingiu mais 248 participantes. As perguntas refletiam aquelas das entrevistas prévias.

Os pesquisadores dizem que o motivo da mudança pode ser o fato de os médicos se adaptarem ao novo entorno de trabalho ao longo de três anos. Também, pode se atribuir muito progresso aos programas intervencionais para deter o esgotamento em hospitais e outras instalações. Contrariamente, eles dizem que os indicadores podem ter melhorado porque muitos médicos com angústia tem abandonado a profissão.

Os coautores adicionais do artigo da Stanford University são Tait Shanafelt, M.D., e Mickey Trockel, M.D., Ph.D. Da Mayo Clinic são Colin West, M.D., Ph.D., e Daniel Satele. E da Associação médica americana são Christine Sinsky, M.D.; Michael Tutty, Ph.D.; e Lindsey Carlasare. A pesquisa foi financiada pelo Stanford Medicine WellMD Center, a Associação médica americana, e pelo Mayo Clinic Department of Medicine Program and Physician Well-Being (Programa de bem-estar médico do Departamento de medicina da Mayo Clinic).

###

Sobre a Mayo Clinic Proceedings
A Mayo Clinic Proceedings é uma publicação médica mensal, revisada por pares, que traz resenhas e artigos originais que abordam a medicina clínica e laboratorial, a pesquisa clínica, a pesquisa científica básica e a epidemiologia clínica. A Mayo Clinic Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research como parte de seu compromisso com a difusão de informações para médicos. Ela publica materiais enviados por autores do mundo inteiro. O periódico é publicado há mais de 80 anos e tem uma circulação de 130.000 exemplares. Veja artigos no site da Mayo Clinic Proceedings.

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, a formação e a pesquisa, que presta cuidados especializados e abrangentes a todos que buscam a cura. Saiba mais sobre a Mayo ClinicVisite a página de Rede de Notícias da Mayo Clinic.

Contato de imprensa:

Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, e-mail: [email protected].

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details
CITATIONS

Mayo Clinic Proceedings