ROCHESTER, Minnesota — Os líderes do Grupo de Pesquisa em Vacinas da Mayo Clinic enfatizam a necessidade de aumentar os estudos de longo prazo das vacinas e seus mecanismos pensando na segurança futura dos pacientes.

Gregory Poland, M.D., e Richard Kennedy, Ph.D., escrevem em um recém-publicado comentário da revista científica Nature Reviews Immunology que maior foco em entender o impacto posterior das vacinas (não apenas na imunidade mas também em todos os outros sistemas biológicos) fornecerá informações que podem ajudar a tornar as vacinas mais seguras para todos e a aumentar a confiança do público nas vacinas.

Eles dizem que o aumento no estudo dos mecanismos moleculares, genéticos e imunológicos das vacinas ajudará a entender e evitar os efeitos adversos das vacinas.

Em segundo lugar, eles pedem por pesquisa contínua sobre adjuvantes (substâncias que aumentam a imunidade) e que permitem que os pesquisadores ajustem as intervenções para condições específicas ou subconjuntos de doenças. Em outras palavras, para tornar o direcionamento mais preciso.

Em terceiro lugar, eles defendem uma abordagem de “biologia sistêmica” que considera todas as interações possíveis e os efeitos posteriores que podem interferir nos outros sistemas corporais normais. Em quarto, eles pedem por maior vigilância das reações dos participantes durante estudos clínicos e na prática clínica de rotina por um longo tempo após a conclusão do estudo.

Eles dizem que nenhuma vacina será completamente livre de riscos e efeitos adversos, mas ao investir mais dólares de pesquisa em infraestrutura, avaliação, acompanhamento, análise e estudos longitudinais, a segurança de futuras vacinas e a confiança dos pacientes nelas podem aumentar muito.

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.

Journal Link: Nature Reviews Immunology