20 de dezembro de 2018

Pensando nas resoluções de ano novo? Especialista da Mayo Clinic dá dicas para maior longevidade

Newswise — ROCHESTER, Minnesota. — Com a chegada do ano novo, várias pessoas incluem metas de condicionamento físico e aumento do bem-estar em suas resoluções. Agora, pesquisadores estão descobrindo que essas melhorias podem prolongar a vida.

Em um artigo publicado na Mayo Clinic ProceedingsRobert Pignolo, M.D., Ph.D., presidente de geriatria e gerontologia da Mayo Clinic, faz uma revisão da literatura atual para determinar fatores da longevidade e as medidas que uma pessoa pode tomar para viver com mais saúde.

Embora a genética tenha um grande papel na determinação da expectativa de vida, a pesquisa descobriu que as influências ambientais podem ter um impacto ainda maior. A revisão de estudos sobre longevidade sugere que apenas 25 por cento do envelhecimento pode ser atribuído aos genes de uma pessoa.

“Essa conclusão sugere fortemente que práticas comportamentais, ambientais e de saúde podem afetar profundamente o potencial para uma vida longa”, afirma o Dr. Pignolo.

Durante a observação das condições de estilo de vida de pessoas centenárias em todo o mundo, alguns fatores comuns foram observados em indivíduos especialmente velhos. Os fatores incluem alimentação moderada, rotina de exercícios, um sentimento de propósito e uma rede social estabelecida. As pessoas que vivem por mais tempo também não fumam nem bebem em excesso, além de manter estilos de vida que promovem independência.

O gênero também tem um papel significativo no envelhecimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, a tendência é que as mulheres vivam por mais tempo que os homens. Apesar disso, os homens têm maior propensão a apresentar estado funcional melhor que o das mulheres, sugerindo que as mulheres necessitam de medidas de saúde preventivas à medida que envelhecem.

Embora existam vários fatores que influenciem na longevidade, há algumas medidas que podem ajudar as pessoas a valorizar uma qualidade de vida maior.

O Dr. Pignolo ressalta que contar calorias, seguir uma dieta baseada em vegetais, manter o peso ideal e conviver com a família e os amigos são comportamentos com valor potencial. No ano novo, ao adotar medidas para melhorar sua saúde, você pode melhorar suas chances não apenas de viver mais, mas também com mais saúde.

Para agendar uma entrevista com o Dr. Pignolo, entre em contato com Emily Blahnik, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005 ou [email protected].

###

Sobre a Mayo Clinic A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, a formação e a pesquisa, que presta cuidados especializados e abrangentes a todos que buscam a cura. Saiba mais sobre a Mayo ClinicVisite a página da Mayo Clinic News Network.

Sobre a Mayo Clinic Proceedings A Mayo Clinic Proceedings é uma publicação médica mensal, revisada por pares, que traz resenhas e artigos originais que abordam a medicina clínica e laboratorial, a pesquisa clínica, a pesquisa científica básica e a epidemiologia clínica. A Mayo Clinic Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research como parte de seu compromisso com a difusão de informações para médicos. Ela publica materiais enviados por autores do mundo inteiro. O periódico é publicado há mais de 80 anos e sua circulação é de 130.000. Os artigos estão disponíveis on-line no site mayoclinicproceedings.org.

Journal Link: Mayo Clinic Proceedings, Robert Pignolo, M.D., Ph.D.,