ROCHESTER, Minn. — Pacientes diagnosticados com artrite reumatoide são frequentemente afetados por uma incapacidade funcional um a dois anos antes do diagnóstico da doença, de acordo com a nova pesquisa da Mayo Clinic.

Os resultados do estudo, a ser publicado em junho na Mayo Clinic Proceedings, sugerem que atividades diárias como comer, vestir e caminhar são afetadas precocemente no curso da doença e que a maioria dos pacientes com artrite reumatoide é afetada por problemas funcionais.

"Este é um novo achado e uma descoberta que é bastante intrigante", diz Elena Myasoedova, médica especialista em reumatologia da Mayo Clinic e principal autora do estudo. "Isso pode refletir um acúmulo de sintomas entre o momento da primeira manifestação e o tempo necessário para que os profissionais realmente diagnostiquem os pacientes."

É também significativo que o excesso persistente de incapacidade funcional persistiu mesmo após o diagnóstico e tratamento, diz a Dra. Myasoedova, o que pode se dever a uma crescente carga de dor física e mental, uso de glicocorticoides e antidepressivos, aumento das expectativas de alívio dos sintomas e outros fatores.

As implicações do estudo para a vigilância adicional por pacientes e médicos nos estágios iniciais da artrite reumatoide são especialmente relevantes, já que o mês de maio é o Mês Nacional da Conscientização da Artrite. Mais de 50 milhões de adultos dos EUA têm algum tipo de artrite. Cerca de 1,5 milhões de americanos foram diagnosticados com artrite reumatoide, que é uma doença autoimune que afeta mais comumente as articulações, mas também tem impacto sobre outros sistemas do corpo.

A artrite reumatoide afeta significativamente a qualidade de vida e bem-estar e é uma das doenças crônicas mais comumente associada a incapacidade funcional nos Estados Unidos.

Este estudo é o primeiro a quantificar as tendências de longo prazo na prevalência de incapacidade funcional em pacientes com artrite reumatoide, com tendências observadas para as idades e sexos dos pacientes, assim como o tempo que as incapacidades foram relatadas e a duração da doença após o diagnóstico. Este estudo também é o primeiro a mostrar que as incapacidades funcionais se manifestam no período de um a dois anos antes do diagnóstico de artrite reumatoide.

"Estes resultados sugerem que o ônus da incapacidade funcional afeta a maioria dos pacientes com artrite reumatoide, começa no início do curso da doença e pode preceder o diagnóstico de artrite reumatoide", diz o estudo.

O estudo retrospectivo, de base populacional, acessou informações do banco de dados de registros médicos do Rochester Epidemiology Project e examinou prontuários de 586 pacientes com artrite reumatoide bem como 531 pessoas sem a doença. A prevalência de incapacidade funcional foi duas vezes maior naqueles com artrite reumatoide do que naqueles sem. Pacientes com artrite reumatoide tiveram 15% ou mais de prevalência de incapacidade funcional do que os indivíduos sem artrite reumatoide, na maioria dos grupos etários.

A Dra. Myasoedova afirma que o estudo mostra a prevalência de incapacidade funcional para pacientes com artrite reumatoide e a importância do tratamento precoce. "Alertar seu médico sobre dificuldades na vida diária pode garantir que os pacientes recebam a ajuda que necessitam", afirma.

Os sintomas da artrite reumatoide podem incluir dor ou inchaço nas articulações, embora 40% dos pacientes apresentem sintomas que não envolvem as articulações, como fadiga, febre e perda de apetite. A artrite reumatoide precoce tende a afetar as articulações menores primeiro. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas articulações em ambos os lados do corpo.

Ao contrário da osteoartrite, que ocorre na cartilagem que amortece as articulações falhando ao longo do tempo, a artrite reumatoide afeta o revestimento das articulações. Isso leva ao inchaço, o qual pode causar erosão óssea e deformidade da articulação, bem como danos a outras partes do corpo. Além do tratamento médico, a atividade física diária e um estilo de vida saudável estão entre as melhores maneiras de aliviar os sintomas e superar a incapacidade funcional, diz a Dra. Myasoedova.

###

Sobre a Mayo Clinic Proceedings A Mayo Clinic Proceedings é uma publicação médica mensal, revisada por pares, que publica resenhas e artigos originais sobre medicina clínica e laboratorial, pesquisa clínica, pesquisa científica básica e epidemiologia clínica. A Proceedings é patrocinada pela Mayo Foundation for Medical Education and Research como parte de seu compromisso com a difusão de informações para médicos. Ela publica matérias enviadas por autores do mundo inteiro. O periódico é publicado há mais de 80 anos e tem uma circulação de 130.000 exemplares. Visite o site da Mayo Clinic Proceedings para consultar artigos.

Sobre a Mayo Clinic A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prática, educação e pesquisa clínicas, oferecendo atendimento especializado e abrangente a todos os que precisem de tratamento. Saiba mais sobre a Mayo Clinic. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic.

Contato de mídia: Sharon Theimer, Relações públicas da Mayo Clinic, 507-284-5005, E-mail: [email protected]