Newswise — ROCHESTER, Minnesota — No calor, muitas pessoas adoram nadar na piscina. Mas embora o cloro mantenha a água limpa, isso não significa que você deve abrir os olhos enquanto estiver embaixo d'água. Fazer isso pode causar danos temporários aos olhos, conforme explica uma especialista da Mayo Clinic.

“O cloro é um desinfetante muito poderoso e pode causar danos às células da camada externa que protegem a córnea”, diz a Dra. Muriel Schornack, optometrista da Mayo Clinic.

Não há problema em abrir os olhos de vez em quando, mas fazer isso por períodos prolongados pode causar danos.

“Os olhos ficam vermelhos e irritados. Você pode desenvolver fotofobia, ou sensibilidade à luz. Sua visão pode ficar turva e seus olhos podem ficar irritados ou até doloridos”, diz a Dr. Schornack.

Na maioria das vezes, esses sintomas são desconfortáveis, mas temporários. Se você realmente deseja olhar embaixo d'água, a dica da especialista é: use óculos de proteção.

“Eu sou uma grande fã de óculos de natação por alguns motivos. Eles protegem a superfície dos olhos”, diz a Dra. Schornack. “E muitas pessoas com miopia ou hipermetropia gostam de usar lentes de contato para nadar. Se o cloro penetrar nessas lentes, um reservatório de cloro se formará na superfície do olho e provavelmente causará danos.”

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic. Para obter informações sobre a COVID-19, incluindo a ferramenta de rastreamento Mapa do Coronavírus (Coronavirus Map) da Mayo Clinic, que tem previsão de 14 dias sobre as tendências da COVID-19, visite o Centro de Recursos para COVID-19 da Mayo Clinic.