ROCHESTER, Minnesota - O SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, continua a se espalhar, levando a mais de 20.000 mortes em todo o mundo em menos de quatro meses. Esforços estão progredindo para desenvolver uma vacina para o COVID-19, mas é provável que isso ainda leve de 12 a 18 meses. 

Enquanto isso, a pandemia, com mais de 400.000 casos confirmados em todo o mundo, está levando os pesquisadores a encontrar terapias seguras e eficazes para pacientes com COVID-19, e um medicamento antimalárico se encontra potencialmente na linha de frente desse esforço. Enquanto drogas novas e reaproveitadas estão sendo testadas em testes clínicos, algumas dessas drogas promissoras são simultaneamente usadas off-label para uso compassivo no tratamento de pacientes. 

Sabe-se que alguns dos medicamentos usados para tratar o COVID-19 causam prolongamento do Intervalo do QTc induzido por drogas em algumas pessoas. O Intervalo do QTc é um indicador da saúde do sistema de recarga elétrica do coração. Pacientes com um Intervalo do QTc perigosamente prolongado apresentam risco aumentado de anormalidades do ritmo ventricular potencialmente fatais que podem culminar em morte súbita cardíaca. 

"Identificar corretamente quais pacientes são mais suscetíveis a esse efeito colateral indesejável e trágico e saber como usar com segurança esses medicamentos é importante para neutralizar essa ameaça", diz Michael J. Ackerman, MD, Ph.D., cardiologista genético da Mayo Clinic. O doutor Ackerman é diretor do Programa Compreensivo de Morte súbita cardíaca Windland Smith Rice da Mayo Clinic

Um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings detalha mais informações sobre possíveis perigos e a aplicação do monitoramento Intervalo do QTc para orientar o tratamento ao usar medicamentos que podem causar alterações no ritmo cardíaco. Ackerman é o autor sênior do estudo. 

A hidroxicloroquina é um medicamento preventivo e vem sendo usado há muito tempo para a malária. Também é usado para gerenciar e minimizar os sintomas de doenças imunológicas inflamatórias, como lúpus e artrite reumatóide. Em testes de laboratório, a hidroxicloroquina pode impedir que os vírus SARS-CoV e SARS-CoV-2 se conectem e entrem nas células. Se essas habilidades antivirais funcionarem da mesma maneira em animais e humanos, o medicamento poderá ser usado para tratar pacientes e limitar o número de mortes por COVID-19. 

A nível celular, potenciais medicamentos que prolongam o Intervalo do QTc, como a hidroxicloroquina, bloqueiam um dos canais críticos de potássio que controlam o sistema de recarga elétrica do coração. Essa interferência aumenta a possibilidade de que o ritmo cardíaco possa se degenerar em batimentos cardíacos erráticos perigosos, resultando em morte súbita cardíaca. 

Consequentemente, os cardiologistas e médicos-cientistas da Mayo Clinic forneceram orientações urgentes sobre como usar um eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações, telemetria ou eletrocardiograma móvel habilitado para smartphone para determinar o Intervalo do QTc do paciente como um sinal vital para identificar os pacientes com maior risco e como finalmente minimizar a chance de morte súbita cardíaca induzida por drogas. 

"No momento, é o Oeste Selvagem lá fora, variando de não fazer nenhuma vigilância do Intervalo do QTc e aceitar esse potencial efeito trágico potencial como parte do 'fogo amigo' ou que técnicos de ECG entrem na sala de um paciente com COVID-19 diariamente, expondo-se ao coronavírus e consumindo equipamentos de proteção individual ", diz Ackerman. "Aqui, a Mayo Clinic avançou para fornecer orientações oportunas e críticas". 

Diretrizes para monitoramento do Intervalo do QTc durante o tratamento 

Os medicamentos antimaláricos cloroquina e hidroxicloroquina, bem como os medicamentos para HIV lopinavir e ritonavir, todos apresentam um risco conhecido ou possível de arritmias ventriculares induzidas por medicamentos e morte súbita cardíaca. Antes de iniciar o tratamento com esses medicamentos, é importante obter um ECG de linha de base para poder medir as alterações. Essa medição do ponto de partida pode ser de um ECG padrão de 12 derivações, telemetria ou dispositivo móvel de ECG habilitado para smartphone. Na segunda-feira, 20 de março, a Food and Drug Administration (FDA) concedeu a aprovação de emergência do dispositivo de ECG móvel Kardia 6L da AliveCor como o único dispositivo móvel aprovado pela FDA para monitoramento de Intervalo do QTc com COVID-19. 

A capacidade do dispositivo móvel de fornecer remotamente o ritmo cardíaco do paciente e o valor do Intervalo do QTc não requer que um técnico de ECG extra faça a medição pessoalmente, poupando assim maior exposição ao COVID-19 e a necessidade de mais equipamentos de proteção individual. Usando o algoritmo desenvolvido pelo doutor Ackerman e colegas, o risco potencial de arritmias induzidas por medicamentos pode ser classificado e usado para modificar o tratamento de conforme o caso. Por exemplo, pacientes com um valor inicial de Intervalo do QTc maior ou igual a 500 milissegundos e aqueles que experimentam uma reação aguda de Intervalo do QTc com um Intervalo do QTc maior ou igual a 60 milissegundos da linha de base após o início do tratamento com um ou mais fármacos que prolongam o Intervalo do QTc, têm maiores risco de arritmias induzidas por medicamentos. Contramedidas simples de Intervalo do QTc podem ser implementadas para pacientes com um status de alerta do Intervalo do QTc , caso seja tomada a decisão de prosseguir com as terapias pretendidas para tratar o COVID-19. 

Informações orientam decisões 

Há uma série de considerações sobre o uso de medicamentos off label para tratar o COVID-19. Os medicamentos podem ou não estar disponíveis em quantidade suficiente para tratar uma pandemia mundial, mesmo no estágio atual de uso compassivo dos testes. 

Será necessária uma análise cuidadosa das circunstâncias dos pacientes com COVID-19 para que os clínicos e pacientes em tratamento decidam sobre o uso de medicamentos ou combinações de medicamentos que podem tratar sua infecção, mas que potencialmente podem causar efeitos colaterais induzidos por drogas. 

Segundo Ackerman, pacientes com menos de 40 anos com sintomas leves e um Intervalo do QTc maior ou igual a 500 milissegundos podem optar por evitar o tratamento por completo, pois o risco de arritmia pode exceder em muito o risco de desenvolver a síndrome do desconforto respiratório agudo relacionado ao COVID-19. No entanto, em pacientes COVID-19 com um Intervalo do QTc maior ou igual a 500 milissegundos com piora progressiva dos sintomas respiratórios ou com maior risco de complicações respiratórias devido à idade avançada, imunossupressão ou outra condição de alto risco, o benefício potencial de medicamentos que prolongam o Intervalo do QTc podem exceder o risco de arritmia. 

Por fim, a ponderação dos riscos para os benefícios depende se a hidroxicloroquina, com ou sem azitromicina, é realmente um tratamento eficaz contra o COVID-19. 

"Se assim for, esperamos que essa estratégia simples de vigilância do Intervalo do QTc, possibilitada pela inovação e pela aprovação de emergência do FDA, ajude a prevenir ou pelo menos minimizar significativamente as arritmias ventriculares induzidas por medicamentos e a morte súbita cardíaca, principalmente se o tratamento for amplamente adotado e usado para tratar o COVID-19 ", diz Ackerman. 

Outros colaboradores do estudo são John Giudicessi, M.D., Ph.D., primeiro autor; Peter Noseworthy, M.D.; e Paul Friedman, M.D. ― todos os cardiologistas da Mayo Clinic, os doutores. Ackerman, Friedman e Noseworthy têm interesse financeiro na AliveCor. 

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa e com oferecer compaixão, conhecimento e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic, para obter outras notícias da Mayo, e Uma Visão Interna da Mayo Clinic, para mais informações sobre a mesma. 

Contatos para a imprensa: Sharon Theimer, Mayo Clinic Public Affairs, 507-284-5005, [email protected]