Newswise — ROCHESTER, Minnesota Até que ponto o tempo de exposição às telas pode ser prejudicial para crianças e adolescentes? O mundo digital pode afetar a saúde de crianças e adolescentes? O Cirurgião-geral dos EUA emitiu um novo comunicado, destacando a crescente preocupação sobre os efeitos do uso das redes sociais na saúde mental dos jovens.  

A Dra. Nusheen Ameenuddin, é pediatra na Mayo Clinic e faz parte da Academia Americana de Pediatria. Ela pontua que a tecnologia traz inúmeros benefícios, mas que também pode ter efeitos adversos em crianças e adolescentes, provocando inclusive mudanças comportamentais. 

Você tem filhos adolescentes que vivem grudados no celular enviando mensagens? Ou jogando videogames? Ou você nem sabe o que andam fazendo? 

“Orientamos sempre os pais a supervisionarem o conteúdo online das crianças e adolescentes, a limitarem o tempo de uso e a garantirem que isso não afete o sono, o rendimento escolar ou o humor deles”, alerta a Dra. Ameenuddin. 

Ela reconhece que essa é uma missão complexa. Hoje em dia, as crianças têm acesso à internet na palma da mão. 

“Para os pais, recomendo que busquem se envolver mais e entender o que seus filhos estão fazendo na internet”, ela orienta. “Eles estão jogando com amigos? Pesquisando sobre alguma coisa? Ou usando a internet para fazer o dever de casa?” 

O uso exagerado das redes sociais pode ter um impacto considerável na vida de crianças e adolescentes, ela alerta. 

“Qualquer coisa que interfira no sono de crianças e adolescentes, no comportamento, no rendimento escolar, pode ser considerada um uso excessivo”, reitera a Dra. Ameenuddin. 

Ela frisa que ninguém conhece tão bem os filhos quanto os pais e responsáveis e eles estão mais aptos para perceber o que é ou não excessivo. Se você tem essa preocupação, ela sugere que você converse com o pediatra ou com uma equipe de saúde para buscar aconselhamento.  

Dicas para um tempo de tela saudável 

Tempo de tela se refere ao tempo que gastamos ao usar smartphones, tablets, dispositivos de jogos ou até ao assistir televisão. Isso pode significar tanto enviar mensagens para amigos, quanto assistir vídeos ou filmes, jogar, fazer o dever de casa ou navegar na internet.  

Eis algumas sugestões para estabelecer hábitos saudáveis para o uso de telas: 

  • Mantenha o diálogo: converse com seus filhos sobre os jogos e o conteúdo que eles acessam na internet. 
  • Defina horários “sem tela”: Estabeleça períodos específicos para que os dispositivos eletrônicos não sejam usados, como durante as refeições e uma hora antes de dormir. 
  • Carregamento de dispositivos longe do quarto: crie o hábito de recarregar dispositivos fora do quarto para promover uma noite de sono mais tranquila.
  • Seja um exemplo: demonstre comportamentos saudáveis de uso de dispositivos, como colocar seu telefone no modo silencioso durante momentos em família e enquanto estiver fazendo as refeições. 

### 

Sobre a Mayo Clinic A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, além de fornecer compaixão, conhecimento e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais notícias sobre a Mayo Clinic.