ROCHESTER, Minnesota — Cirurgiões da Mayo Clinic executaram com sucesso, no começo deste mês, em Minnesota, o primeiro transplante renal assistido por robótica. O procedimento minimamente invasivo pode ser benéfico para pacientes com um índice de massa corporal mais elevado e pode reduzir os riscos de complicações incisionais, como hérnia ou infecção.

O primeiro transplante renal assistido por robótica da Mayo Clinic foi executado com sucesso em 04 de outubro em uma mulher na faixa dos 60 anos que recebeu um rim de sua filha.

“Há seis décadas a Mayo Clinic é líder em transplantes de rins. Temos orgulho em continuar a tradição ao concluir o primeiro transplante renal assistido por robótica em Minnesota”, explica oDr. Timucin Taner (Ph.D.), presidente da divisão de Transplante Cirúrgico na Mayo Clinic. O Dr. Taner e o Dr. Patrick Dean executaram a cirurgia assistida por robótica.

Para os pacientes com insuficiência renal, o transplante de rins continua sendo o melhor tratamento disponível. A maioria dos transplantes renais é feita por meio de cirurgia aberta. O cirurgião faz uma incisão de 10 a 20 cm de extensão no lado direito ou esquerdo do abdômen inferior para transplantar o rim doado. Para um transplante renal assistido por robótica, o cirurgião faz uma incisão de aproximadamente 5 cm ao redor do umbigo e uma incisão menor para inserir os instrumentos robóticos. O cirurgião senta-se em um console que controla o robô cirúrgico.

“Um transplante renal assistido por robótica requer uma incisão menor. Ele diminui os riscos de complicações para os pacientes, como infecção ou hérnia. Os pacientes também podem sentir menos desconforto e ter uma recuperação mais acelerada, e isso significa que os pacientes poderão ficar menos tempo no hospital após a cirurgia”, explica o Dr. Dean, diretor cirúrgico do Programa de Transplante de Rins da Mayo Clinic em Minnesota.

Para a maioria dos pacientes, o método tradicional de transplante renal continua sendo a melhor opção. Ele é seguro e eficaz.

“O transplante renal assistido por robótica não substituirá completamente o transplante renal aberto”, explica o Dr. Taner. “Porém, ele oferecerá uma outra opção para os pacientes que poderiam ser beneficiados por um local de incisão alternativo, especialmente os pacientes com índices de massa corporal mais elevados ou que fizeram anteriormente cirurgias de hérnia e abdominal.”

A Mayo Clinic é o maior centro de transplante integrado nos Estados Unidos. O Centro de Transplante da Mayo Clinic, em Minnesota, executou 311 transplantes renais em 2022, mais do que qualquer outro centro de transplantes em Minnesota.

Jornalistas: os trechos de áudio com qualidade de transmissão com o Dr. Patrick Dean e a paciente Pam Panning estão disponíveis em inglês na Rede de Notícias da Mayo Clinic.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.