Newswise — ROCHESTER, Minnesota ― O Centro de Câncer da Mayo Clinics e une à UICC (Union for International Cancer Control) e a outras organizações, governos e pessoas de todo o mundo, em comemoração ao Dia Mundial do Câncer, um dia dedicado a corrigir as deficiências no tratamento do câncer.

“O foco do Dia Mundial do Câncer é conscientizar sobre a redução das desigualdades no tratamento do câncer em nosso país e no resto do mundo”, diz a Dra. Folakemi Odedina, pesquisadora de câncer da Mayo Clinic e especialista em equidade em saúde global. “A Mayo Clinic se une à UICC e a outras instituições na tomada de ações para conscientização a respeito das desigualdades e nas medidas para aprimorar o acesso ao tratamento que poderá reduzir as diferenças nos desfechos do câncer.”

De acordo com a UICC, o acesso a recursos e determinantes sociais da saúde frequentemente constituem muitas barreiras para a igualdade de tratamento nos Estados Unidos e ao redor do mundo. A Dra. Odedina diz que: “O desenvolvimento de políticas públicas de saúde inclusivas e focadas no indivíduo, que levem em conta as necessidades específicas das diferentes populações baseadas em etnia, gênero, idade, orientação sexual, necessidades especiais, localização geográfica, educação e renda, será fundamental para melhorar os desfechos de todos os pacientes de câncer”.

“Inovações tecnológicas, como a saúde digital, também podem ter um papel importante no oferecimento de melhor acesso ao tratamento de câncer se forem utilizadas de maneira mais abrangente”, acrescenta a Dra. Odedina. “Na Mayo Clinic, trabalhamos em formas de oferecer atendimentos remotos de saúde que podem ser um modelo para a melhoria do acesso ao tratamento do câncer em regiões de difícil acesso dos Estados Unidos e em todo o mundo.”

A Dra. Odedina diz ainda: “Um tratamento de câncer amplamente acessível não apenas salvaria inúmeras vidas, mas também levaria ao aprimoramento da equidade em saúde, o que fortaleceria famílias e comunidades e beneficiaria economias por meio da maior participação da força de trabalho”. “Pessoas, comunidades e organizações devem se unir para derrubar barreiras. Corrigir as deficiências no tratamento de câncer é bom para todos”, diz a Dra. Odedina.

###

Sobre o Centro de Câncer da Mayo Clinic

Designado como um centro de câncer abrangente pelo National Cancer Institute, o Centro de Câncer da Mayo Clinic está definindo novos limites de possibilidades, focando em assistência centrada no paciente, desenvolvimento de novos tratamentos, treinamento das futuras gerações de especialistas em câncer e em trazer a pesquisa do câncer para as comunidades. No Centro de Câncer da Mayo Clinic, uma cultura de inovação e colaboração está impulsionando avanços importantes em pesquisa que estão mudando as abordagens de prevenção, rastreamento e tratamento do câncer, além de melhorar a vida dos sobreviventes da doença.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.