Newswise — ROCHESTER, Minnesota—Ainda que a maioria das gripes, resfriados e outras doenças comuns possam ser tratadas em casa, a Dra. Angela Mattke, pediatra no Centro Infantil da Mayo Clinic, explica que os pais devem ficar atentos a três sinais que indicam que a criança doente precisa fazer uma visita a um profissional de cuidados em saúde.

Hidratação

Quando as crianças ficam doentes, elas não tomam muitos líquidos. Porém, se beberem o suficiente para urinar pelo menos a cada oito horas, elas estarão ingerindo o mínimo necessário para manter a hidratação, explica a Dra. Mattke.

“Normalmente, urinar menos que 3 vezes em 24 horas é um indicativo de que a criança pode estar desidratada”, explica a Dra.

Se você suspeitar que a criança está desidratada, é o momento de entrar em contato com a sua equipe de cuidados de saúde e avaliar a possibilidade de levá-la para o hospital.

Respiração

A Dra. Mattke também recomenda verificar como a criança doente está respirando.

“Se a criança aparentar estar com a respiração acelerada, com dificuldades ou fazendo algum esforço para respirar, é o momento de entrar em contato com a equipe de cuidados de saúde ou levá-la para o hospital”, ela explica. “Se a criança estiver com dificuldade para respirar e não conseguir falar, o caso é urgente e ela deve ser atendida na emergência ou em um pronto-socorro.”

Como ela está se comportando?

“Uma criança pode estar com febre e ainda assim se comportar normalmente, brincar, comer, beber e respirar sem dificuldade. Porém, há casos em que a criança pode ter uma febre leve e não estar alerta ou não responder bem aos estímulos. Isso é um sinal de que ela deve ser levada para o hospital”, explica a Dra. Mattke.

A Dra. Mattke diz que, se a criança doente estiver hidratada, respirando bem e agindo normalmente, e mesmo assim você tiver dúvidas, entre em contato ou envie uma mensagem para a equipe de cuidados.

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.