Newswise — PHOENIX — A maioria das pessoas passa um terço das suas vidas dormindo ou descansando, segundo a Sleep Foundation. Durante o sono, o corpo se recarrega e se repara. E uma boa noite de sono frequentemente pode ser determinada pela sua posição. Os especialistas em sono da Mayo Clinic Dra. Lois Krahn e Dr. Virend Somers (Ph.D.), compartilham dicas sobre as melhores e piores posições para dormir e porque isso é importante.

Primeiro, a pior posição para dormir: dormir de costas, principalmente se você tem apneia do sono.

“Eu sei que muitas pessoas acham confortável porque não estão colocando peso em suas articulações”, diz a Dra. Krahn, médica do sono da Mayo Clinic em Phoenix e Scottsdale, Arizona. “Dormir de costas significa que a sua língua e seu maxilar podem ficar em uma posição que obstrua a passagem do ar. E muitas pessoas roncam mais de costas.”

Dormir de bruços ajuda a manter a passagem de ar aberta, mas pode colocar pressão na coluna e no pescoço.

“Há muitas evidências de modo geral sugerindo que provavelmente o melhor é dormir de lado” diz o Dr. Somers, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota e diretor da unidade do sono do Centro de Ciências Clínicas e Translacionais da Mayo Clinic.

Dormir de lado ajuda a prevenir o fechamento da passagem de ar e pode reduzir o ronco.

“Dormir de lado, com a cabeça ligeiramente mais alta desde que esteja confortável, é uma boa forma de dormir”, diz a Dra. Krahn.

Dormir de lado também é recomendado durante a gravidez, principalmente no último trimestre. Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers.

“Quando você está no terceiro semestre da gravidez e você dorme de costas, o útero comprime a veia cava inferior. Isso comprime o sistema arterial”, diz o Dr. Somers.

Dormir de lado também é considerado pela Sleep Foundation como melhor para pessoas com dores no pescoço e dores nas costas, principalmente se você colocar um travesseiro pequeno entre os joelhos.

“Se você não colocar um travesseiro entre os joelhos, a pressão de dormir de lado fica sobre o quadril e isso pode trazer problemas”, diz o Dr. Somers.

###

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.