Newswise — PHOENIX — A menopausa pode trazer um conjunto de sintomas, como ondas de calor e transpiração noturna até ganho de peso. Mas ela causa problemas com a memória?

Dra. Juliana Kling, diretora assistente do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic no Arizona, explica a conexão entre a menopausa e confusão ou névoa mental.

A confusão ou névoa mental é uma condição frequentemente usada pelas mulheres para descrever os problemas com a memória, concentração e foco. Ela pode gerar preocupações para um possível sinal precoce de demência ou outros problemas graves. A Dra. Kling explica que as pacientes que estão em menopausa perguntam frequentemente se a confusão ou névoa mental é real.

“Sim, a confusão ou névoa mental é real. Quando digo isso para as mulheres na clínica, elas expressam uma mistura de alívio e surpresa, e perguntam se terão demência”, afirma a Dra. Kling. “Acho que muitas de nós pensamos dessa forma, que essa sensação é um reflexo de algo ruim.”

A Dra. Kling afirma que estudos demonstraram evidências de confusão ou névoa mental durante a menopausa.

“Diversos estudos demonstraram queixas em relação à cognição feitas pelas mulheres que estão passando pelo período de transição da menopausa, subjetivamente algo como ‘minha nossa, continuo esquecendo onde coloquei as chaves’, e objetivamente, quando fazem exames cognitivos, elas observam alterações na função executiva”, explica a Dra. Kling.

A Dra. Kling ainda explica que a confusão ou névoa mental pode estar relacionada a distúrbios do sono, um outro sintoma comum da menopausa. Ela diz que a terapia hormonal pode ajudar a amenizar os sintomas.

“Não temos estudos suficientes para afirmar que a terapia hormonal tratará os sintomas de forma definitiva. Porém, uma vez que muitas mulheres controlam melhor as ondas de calor e a transpiração noturna, o sono e o humor também melhoram”, explica a Dra. Kling. “Ao tratar a menopausa, elas observarão uma melhora em relação às queixas cognitivas também.”

A boa notícia é que a confusão ou névoa mental parece ser temporária. A Dra. Kling afirma que exames para confusão ou névoa mental depois da transição da menopausa demonstram melhoras reais. Consulte o seu médico para descobrir qual é o tratamento mais adequado para você. 

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.