Newswise — ROCHESTER, Minnesota — O envelhecimento da população impulsiona a demanda global pela cirurgia de artroplastia do joelho, excedendo a 1 milhão de procedimentos anuais.

Neste alerta dos especialistas, o Dr. Charles Hannoncirurgião ortopédico em Mayo Clinic em Rochester, descreve as inovações, como o avanço das ferramentas e a precisão da cirurgia robótica, que estão melhorando a artroplastia total do joelho aos pacientes.

Cirurgia de artroplastia do joelho muitas vezes é feita para aliviar a dor severa da artrite por desgaste natural.

Vantagens da robótica para cirurgia de artroplastia do joelho

Acirurgia robótica possui muitas vantagens.

"Ela permite uma melhor reprodutibilidade, maior rigor e precisão à medida que você realiza a cirurgia, reduzindo parte da variabilidade humana que está presente realizando a cirurgia com instrumentação manual", diz Dr. Hannon.

A robótica serve como uma ferramenta valiosa que pode ajudar na fase pré-cirúrgica, diz Hannon.

"Em certos sistemas, isso nos permite, com uma tomografia computadorizada, identificar melhor a anatomia do paciente e planejar a cirurgia do paciente em tempo real antes de entrarmos na sala de cirurgia", diz ele.

Com isso, os médicos podem adaptar a cirurgia às necessidades do paciente.

"Isso nos permite fazer ajustes muito bons e precisos entre meio grau e meio milímetro da posição do implante para otimizar a função do paciente", diz Dr. Hannon.

Ele diz que a robótica fornece dados em tempo real sobre a função do joelho durante a cirurgia — e o uso de dados se estende além da sala de cirurgia com monitoramento remoto do paciente.

"Podemos monitorar o progresso de um paciente após a cirurgia, identificar se um paciente está tendo dificuldades e, com sorte, mudar sua trajetória de recuperação após a cirurgia para melhorar seu resultado", diz Hannon.

 

###

Sobre A Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.