Newswise — JACKSONVILLE, Flórida — Cada vez mais jovens adultos estão sendo diagnosticados com câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal, e em estágios mais avançados da doença, diz a Sociedade Americana de Câncer. Segundo os especialistas, esta é a tendência da última década.

Geralmente, os sintomas do câncer de cólon não aparecem nos estágios iniciais da doença e, quando aparecem, eles já estão em estágio avançado. A Dra. Johanna Chan, gastroenterologista da Mayo Clinic, diz que é importante saber reconhecer os sintomas do câncer de cólon e buscar assistência médica caso eles apareçam.

Força-Tarefa de Serviços de Prevenção dos Estados Unidos e a Sociedade Americana de Câncer recomendam que os pacientes em risco comecem a fazer exames de detecção do câncer colorretal aos 45 anos.

“O câncer de cólon é incrivelmente comum. Normalmente, é uma das maiores cinco causas de câncer anualmente. E qualquer pessoa corre risco, em qualquer idade”, diz a Dra. Chan.

Ela diz que a idade é geralmente abaixo dos 55 anos.

“Estamos vendo pacientes cada mais jovens com câncer de cólon. E infelizmente, também com a doença em estágio mais avançado”, diz a Dra. Chan.

Desconforto constante no estômago e perda de peso inexplicável podem ser sintomas do câncer de cólon.

“Na verdade, muitos dos sintomas, como sangramento retal, anemia, alteração na rotina do intestino, são muito comuns e acontecem em todas as faixas etárias”, diz a Dra. Chan.

A maioria dos pacientes jovens saudáveis com sangramento retal não vai apresentar câncer de cólon.

“Mas ele continua na lista de possíveis diagnósticos. E é muito importante que pacientes jovens busquem atendimento ao apresentar qualquer um desses sintomas”, diz a Dra. Chan.

Muitos dos sintomas do câncer de cólon podem ser sintomas de outras doenças. Então, recomendamos que você fale com a sua equipe médica para descobrir a causa do problema.

Fatores que podem aumentar o risco de câncer de cólon incluem:

  • Histórico familiar
  • Doença intestinal
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Exposições ambientais como tabagismo ou uso abusivo de álcool

A Dra. Chan diz que fatores específicos, como histórico familiar, podem exigir uma abordagem mais individualizada para a detecção do câncer colorretal. Ela aconselha os pacientes a conversarem com sua equipe médica para garantir que as recomendações sejam individualizadas de acordo com suas necessidades específicas.

Para obter mais informações, visite o blog do Centro Abrangente da Mayo Clinic.

###

Sobre a Mayo Clinic

Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details