Newswise — PHOENIX — Os fibromiomas uterinos são a principal causa de mulheres submetidas a histerectomias, deixando-as impossibilitadas de ter filhos.

Os fibromiomas normalmente são diagnosticados em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade. Eles podem causar sangramento menstrual intenso, dor e infertilidade.

Dra. Michelle Louie, cirurgiã ginecológica e especialista em fibromioma na Mayo Clinic, no Arizona, explica que existe um novo procedimento não cirúrgico para remover os fibromiomas.

Os fibromiomas são tumores musculares que crescem nas paredes do útero. Na maioria dos casos, eles são benignos.

“Mesmo os fibromiomas pequenos, dependendo da localização, podem causar irregularidades menstruais ou períodos menstruais intensos”, explica a Dra. Louie.

Ela explica que um novo tratamento minimamente invasivo chamado ablação por radiofrequência remove eficazmente os fibromiomas.

“Essa tecnologia é realmente boa para os fibromiomas dentro da parede uterina, porque nos procedimentos tradicionais seria necessário fazer uma incisão no tecido uterino para remover e tratar o fibromioma”, explica a Dra. Louie.

Os médicos inserem um dispositivo semelhante a uma agulha no fibromioma, enviando ondas de calor por radiofrequência.

“A energia é usada para quebrar o tecido do fibromioma, o que faz com que os fibromiomas encolham e produzam menos sintomas”, explica a Dra. Louie.

E o melhor de tudo é que o tempo de repouso é curto ou praticamente inexistente após o procedimento.

“Este é o período de recuperação mais rápido que talvez possa ser oferecido para o tratamento dos sintomas relacionados com o fibromioma”, explica a Dra. Louie.

 

Sintomas do fibromioma uterino

 

  • Dores durante o sexo.
  • Dores ou pressão na região pélvica.
  • Períodos menstruais intensos ou prolongados.
  • Micção frequente.

###

Sobre a Mayo Clinic

Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details