Newswise — ROCHESTER, Minnesota — Conforme as pessoas envelhecem, os ossos vão perdendo parte de sua estrutura. A osteopenia e a osteoporose são doenças nas quais os ossos perdem densidade e podem quebrar com mais facilidade. Esses problemas de densidade óssea são comuns em pacientes a partir de 50 anos que passam por cirurgias de coluna. Para evitar complicações cirúrgicas, a Mayo Clinic faz um trabalho com esses pacientes para melhorar a saúde óssea antes da cirurgia.

Foi demonstrado que garantir que os ossos do paciente estejam o mais saudáveis possível antes da cirurgia de coluna diminui a taxa de complicações.

“As cirurgias já são de alto risco. Então queremos diminuí-los ao máximo antes do procedimento”, diz o Dr. Benjamin Elder, neurocirurgião da Mayo Clinic.

O Dr. Elder diz que algumas cirurgias de deformidades em adultos e cirurgias reconstrutivas e de revisão envolvem a fixação de parafusos ou outros materiais para fortalecer e estabilizar a coluna.

“Há uma grande diferença entre colocar um parafuso em uma parede de drywall ou em uma viga”, diz o Dr. Elder. “E alguns pacientes com problemas graves de densidade óssea ou osteoporose têm ossos que não chegam a ser um drywall, e sim uma espécie de papel sobre o drywall. Então, se forem colocados parafusos, eles cairão imediatamente.”

Os neurocirurgiões e endocrinologistas da Mayo Clinic, que são especialistas em metabolismo ósseo, trabalham juntos para ajudar os pacientes a melhorar a densidade mineral óssea antes da cirurgia da coluna.

A terapia de fortalecimento ósseo pode incluir medicamentos que ajudam a recompor os ossos, bem como a implementação de mudanças no estilo de vida.

“Antes de qualquer tipo de cirurgia de fusão espinhal, fazemos com que os pacientes interrompam o uso de nicotina, pois isso provoca um declínio significativo na taxa de fusão. E também pode afetar a cicatrização”, diz o Dr. Elder.

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.