Newswise — ROCHESTER, Minnesota — As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) continuam a aumentar nos EUA e ao redor do mundo. A Organização Mundial da Saúde relata que mais de 1 milhão de novas doenças sexualmente transmissíveis são adquiridas diariamente, sendo que a maioria delas é assintomática.

Dra. Stacey Rizza, especialista em doenças infecciosas com a Mayo Clinic, explica que há muitas razões para o aumento contínuo de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos anos. Ela afirma que educar as pessoas é essencial e um passo importante na redução dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis, que podem ter efeitos duradouros na saúde da pessoa e da sociedade.

“Observamos um aumento na taxa de muitas doenças sexualmente transmissíveis nos últimos anos, principalmente a sífilis”, explica a Dra. Rizza.

A sífilis, junto com a clamídia e a gonorreia, são infecções bacterianas e podem ser tratadas com antibióticos. Esses medicamentos não são úteis para infecções virais, como a Hepatite B, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a herpes. E nem todas as pessoas com uma doença sexualmente transmissível terão sintomas.

“Parte da dificuldade é que, além da transmissão, algumas pessoas são assintomáticas, e elas são capazes de transmitir a doença para outras pessoas”, explica a Dra. Rizza.

A triagem, a compreensão dos fatores de risco e a prevenção são muito importantes.

“A melhor maneira de evitar a maioria das doenças sexualmente transmissíveis é com uma proteção de barreira durante a relação sexual”, ela explica.

Isso significa usar preservativos masculinos ou femininos, por exemplo. Para as pessoas em risco de HIV, existe um medicamento conhecido como PrEP, ou profilaxia pré-exposição, além de vacinas para evitar o papilomavírus humano (HPV) e a Hepatite B.

A Dra. Rizza explica que proteger a si mesmo significa proteger as outras pessoas.

“Se a pessoa tiver um novo parceiro sexual ou se tiver diversos parceiros, então recomendamos fazer a testagem normalmente a cada três meses, mesmo se estiver assintomática”, explica a Dra. Rizza.

Sintomas de doenças sexualmente transmissíveis

Uma pessoa pode ser exposta a uma doença sexualmente transmissível e não ter nenhum sintoma. Em muitos casos, uma pessoa pode ser infectada e não apresentar nenhum sintoma da doença.

Os sinais e sintomas podem incluir:

  • Feridas ou protuberâncias nos órgãos genitais ou nas áreas oral e retal
  • Dor e ardência ao urinar
  • Corrimento no pênis
  • Corrimento ou odor anormal na vagina
  • Sangramento anormal na vagina
  • Dor durante o sexo
  • Nódulos linfáticos doloridos e inchados, particularmente na virilha, e às vezes mais espalhados
  • Dor abdominal inferior
  • Febre
  • Erupção cutânea no tronco, nas mãos ou nos pés
  • Procure tratamento médico se tiver sintomas, especialmente se tiver sido exposto a uma doença sexualmente transmissível

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.