Newswise — ROCHESTER, Minnesota — Hologramas e dispositivos de realidade virtual (RV) podem fazer parte de uma experiência incrível com jogos. Mas você sabia que essa mesma tecnologia também pode oferecer uma melhor experiência na área da saúde?

A cirurgia de substituição de ombro, ou artroplastia de ombro, é um procedimento complexo no qual cirurgiões substituem uma articulação danificada por implantes de metal e plástico. Os softwares ajudam médicos a criar um plano cirúrgico para mostrar onde os implantes devem ser colocados.

“Não existia uma maneira fácil de levar esse plano, que é muito preciso, para a sala de cirurgia”, diz o Dr. Joaquin Sanchez-Sotelo , presidente da Divisão de Cirurgias de Ombro e Cotovelo na Mayo Clinic.

Era assim, até agora. Recentemente, o Dr. Sanchez-Sotelo realizou a primeira artroplastia de ombro com navegação de realidade virtual mista. Ele usou ferramentas e óculos projetados especialmente para criar um holograma altamente preciso da articulação. O holograma e os widgets e ferramentas de realidade mista possibilitam a colocação de implantes com uma precisão de 1 a 2 milímetros e 1 a 2 graus.

“Essa tecnologia aumenta a precisão, principalmente nos casos mais complicados de ombros com deformação grave e perda óssea”, diz o Dr. Sanchez-Sotelo.

Segundo ele, isso é importante porque “colocar o implante no lugar certo tem um impacto direto nas complicações, nos resultados e na longevidade”.

Se um implante de artroplastia de ombro não for colocado no lugar certo, o paciente pode não recuperar bem o movimento após a cirurgia. O paciente também pode ter complicações de curto e longo prazos, como deslocamento, problema no manguito rotador ou o implante pode se soltar dentro do osso.

Qualquer paciente candidato à artroplastia de ombro é um candidato ao uso da navegação de realidade mista, diz o Dr. Sanchez-Sotelo.

O Dr. Sanchez-Sotelo já acompanhou muitas mudanças ao longo de sua carreira como cirurgião ortopédico. Mas diz que essa pode ser a mais empolgante de todas.

“Essa tecnologia nos permitirá fazer o inimaginável.”

A Mayo Clinic tem interesse financeiro na tecnologia mencionada nesta história. A Mayo Clinic usará toda a receita recebida para apoiar sua missão de atendimento ao paciente, educação e pesquisa sem fins lucrativos. O Dr. Joaquin Sanchez-Sotelo é consultor remunerado de traumatologia e extremidades da Stryker.

###

Sobre a Mayo Clinic


Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.

MEDIA CONTACT
Register for reporter access to contact details