Newswise — JACKSONVILLE, Flórida — No mundo todo, o papilomavírus humano (HPV) é responsável por grande parte dos cânceres de cabeça e pescoço, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Nos Estados Unidos, o HPV está associado a cerca de 70 por cento dos cânceres de garganta e boca. E mais de 70 por cento desses cânceres são diagnosticados em homens, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention, CDC) dos EUA.

O tratamento dos cânceres de garganta e boca, também chamados de cânceres orofaríngeos ou cânceres de cabeça e pescoço, depende da localização e do estágio da doença, além de outros fatores.

Dr. Phillip Pirgousis, cirurgião de cabeça e pescoço da Mayo Clinic na Flórida, diz que atualmente os pacientes contam com tratamentos cirúrgicos mais seguros e menos invasivos para cânceres de cabeça e pescoço, disponíveis graças a uma tecnologia inovadora.

Casos de câncer relacionados ao HPV estão aumentando em duas áreas específicas da garganta.

“Nas amígdalas na parte posterior da garganta e no tecido do linfonodo na parte posterior da língua”, relata o Dr. Pirgousis.

Cânceres nesses dois locais podem ser um desafio.

“Muitos dos desafios costumam estar relacionados à localização do tumor primário, porque é difícil acessar a garganta e a área da laringe ou caixa de voz”, explica ele.

Diante desse cenário desafiador é que a inovação com robótica possibilita melhor visualização do tumor, melhor iluminação e melhores resultados em termos de completa remoção do tumor.

“Estamos falando aqui de grandes cirurgias abertas comparadas com cirurgias minimamente invasivas, nas quais conseguimos acessar esses locais difíceis fazendo incisões faciais”, complementa ele.

“E causando menor impacto na respiração, na fala, na deglutição e na comunicação. O robô cirúrgico melhorou nossa capacidade não só de remover completamente os tumores, mas de realizar essa remoção com segurança”, avalia o Dr. Pirgousis.

Cirurgia robótica transoral

cirurgia robótica transoral é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que usa um sistema de computador para ajudar a guiar as ferramentas cirúrgicas pela boca. Os braços robóticos são controlados por um cirurgião que opera um console e guia os braços para realizar a cirurgia. O console proporciona ao cirurgião uma visão 3D ampliada de alta definição do local da cirurgia. O cirurgião lidera outros integrantes da equipe que auxiliam durante a cirurgia.

Opções de tratamento para cânceres de cabeça e pescoço

tratamento é baseado em muitos fatores, incluindo localização, estágio do câncer, tipo de células envolvidas, a saúde geral e preferências pessoais dos pacientes. O paciente pode fazer receber apenas um tipo de tratamento, ou pode se submeter a uma combinação de tratamentos contra o câncer. A equipe médica trabalhará com o paciente para determinar o melhor plano de tratamento para o caso.

O tratamento pode incluir:

  • Radioterapia
  • Cirurgia para remover o câncer que não se espalhou para outras áreas
  • Cirurgia para remover parte da garganta, caixa vocal ou nódulos linfáticos
  • Quimioterapia
  • Terapia medicamentosa
  • Imunoterapia

###

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.