Newswise — ROCHESTER, Minnesota—Se você está sob o risco de ter uma doença cardíaca, a equipe de cuidados médicos pode usar a ferramenta de equação de coorte agrupada (PCE) para determinar o seu risco de longo prazo, e se a administração de estatinas (medicamentos para reduzir o colesterol) é uma boa opção.

O Dr. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, explica que é importante entender quem mais se beneficia com a administração de estatinas.

As estatinas são medicamentos que reduzem a quantidade de colesterol produzida pelo fígado.

“O colesterol se forma nas placas que acumulam e crescem dentro das artérias. Às vezes, o acúmulo chega ao ponto de as artérias ficarem bloqueadas”, explica o Dr. Lopez-Jimenez.

E artérias bloqueadas podem ocasionar o surgimento de doença cardíaca. Mas, as estatinas podem ser usadas por todas as pessoas? 

“Os pacientes que mais serão beneficiados com a administração de estatinas são aqueles com um histórico de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outras condições conhecidas decorrentes das placas de colesterol”, ele explica.

A dieta também tem um papel importante. O Dr. Lopez-Jimenez recomenda consumir menos carne processada e mais grãos, frutas e vegetais.

“As mudanças mais impactantes que as pessoas podem fazer para reduzir o colesterol incluem consumir menos produtos de origem animal, exceto peixes, e menos gordura saturada”, explica o Dr. Lopez-Jimenez.

E se a equipe de cuidados médicos recomendar o uso de medicamentos além das mudanças do estilo de vida?

“Tome os medicamentos, verifique as suas taxas e tenha a certeza de que todos os fatores estarão sob controle”, ele explica.

###

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.